Oito Cooperativas de catadores de resíduos eletroeletrônicos do Rio participaram de curso de Gestão do Negócio no Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A formação gratuita foi promovida pela ONG Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente e destinou-se a líderes dessas instituições, reunidos no dia 16 de abril. Entre os temas do aprendizado estiveram Gestão e Comercialização, com vistas a melhorar as condições de venda e a promover a valorização dos eletrônicos recicláveis no mercado, além de informações sobre a legislação vigente do setor.
Os gestores receberam, ainda, informações básicas sobre contaminação por REEE, que têm componentes altamente danosos à saúde humana e ao meio ambiente. Também fizeram uma dinâmica de apresentar soluções aos desafios enfrentados com REEE, como acesso aos compradores, conhecimento técnico e frequência de chegada dos materiais.

Educação em todo o Brasil
O encontro integra o Projeto ReciclaON, que está capacitando catadores e cooperativas em todo o Brasil para o descarte socioambiental correto de resíduos eletroeletrônicos. O curso de Gestão é uma etapa avançada do projeto, realizada após a conclusão do curso sobre desmontagem adequada dos REEE.
Ao todo, serão realizados cursos em 26 Capitais brasileiras e no Distrito Federal, além de 54 palestras educativas nas cooperativas equipadas pelo projeto. Os encontros abordam desde os riscos relacionados à manipulação incorreta dos componentes eletrônicos, até as oportunidades financeiras geradas pela venda das peças desmontadas corretamente, que têm valor superior ao da sucata comum.
Entre as cooperativas do Rio participantes estiveram Fênix, Coopar, CoopeRioOeste, MESC, CooperNovaEra, CooperEcológica, Reciclando para Viver e Coopideal. Duas cooperativas serão especialmente equipadas para receber adequadamente os materiais coletados, contando com apoio técnico do Instituto Gea durante todo o processo.
“O objetivo é implantar ações de melhorias contínuas, orientar as cooperativas sobre as legislações do setor e transformá-las em pontos de coleta, além de educar sobre uma desmontagem segura para o ser humano e para o meio ambiente”, afirma a presidente do Instituto Gea, Ana Maria Luz. O ReciclaON tem como apoiador financeiro o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O Instituto GEA é uma ONG que se dedica há 25 anos à educação ambiental.